• Foto do escritorClubeLê

Miriam Alves é a autora do segundo livro do Clube Lê: “Juntar Pedaços”

Atualizado: 20 de fev. de 2021

Prosadora, ensaísta e poeta, Miriam Alves é formada em Serviço Social. Integrou o coletivo Quilombhoje Literatura de 1980 a 1989. Escritora com trinta e sete anos de carreira, começou a publicar na série Cadernos Negros em 1982, no quinto volume. Além de diversas participações em antologias, com destaque para “Olhos de azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira” (Malê, 2018), publicou seis livros individuais, sendo o primeiro “Momentos de Busca: poemas” (1983) e o mais recente “Maréia”, romance publicado pela Editora Malê, em 2019.

“Na tessitura poética, repleta de sons, aqui se pode deparar com representações das experiências de pessoas negras numa sociedade cujo racismo estrutural – que é sutil para os brancos, porém muito violento para nós – nos despedaça.” Assim define “Juntar pedaços” Juliana Sankofa, mestre em estudos literários pela UFJF, que afirma que a luta para se manter inteira(o) nesse cenário é necessária e visível na obra.

Segundo a doutora em Letras e Literaturas de língua portuguesa Assunção de Maria Sousa e Silva, ler o livro “consiste em saber lidar, em “um só gole”, com inquietações, com a calosidade de nossos pés de passivas caminhadas, com as travas que se impõem em nosso viver”. Por isso, uma ótima leitura para quem quer mais uma vez se aprofundar em uma literatura imersa em representatividade negra e feminina.

A edição em capa dura faz parte do kit de dezembro do Clube Lê, junto de um livro de poemas escolhidos pela autora, marcador de página e, ainda, um livro surpresa! Assine e garanta o seu!

Título: Juntar pedaços

Autora: Miriam Alves